Banco de dados no desenvolvimento de aplicações.

Se você já se perguntou em algum momento como os dados permanecem salvos em uma página da internet e não obteve resposta, esse artigo poderá te ajudar. Para começo de conversar devemos entender quando há a necessidade de salvarmos dados em uma aplicação, existem diversos casos em que salvar dados é necessário, por esse motivo vamos trabalhar com um exemplo simples.

Imagine então que um usuário de uma rede social realize uma postagem, essa postagem terá um endereço URL e poderá ser exibida em determinadas páginas dessa rede, nesse caso os dados acerca dessa publicação devem ser salvos, uma vez que se não forem, ao atualizar a página ou reabrir o site esses dados não estariam mais disponíveis, isso acontece pois uma página da internet exibi inicialmente o código da aplicação, então em outras palavras a publicação iria sumir por não estar no código do site.

É para resolver essa entre outras questões que existem os bancos de dados, no exemplo usado, a publicação deveria ser salva em um banco de dados ao qual a aplicação teria acesso, assim podendo exibir a publicação mesmo após a página ser atualizada ou reaberta. Agora que a necessidade de salvar dados e a forma para fazê-lo foi esclarecida podemos mergulhar um pouco no assunto principal deste artigo, os Bancos de Dados.

Banco de dados servem para armazenar em grupos, alguns tipos de dados que podem ser: documentos, endereços, dados pessoais, arquivos, entre outros. No desenvolvimento em geral existem dois tipos de banco de dados, o tipo SQL e o NoSQL.

Os bancos de dados SQL(Structured Query Language ou linguagem de consulta estruturada) são do tipo que usam a linguagem SQL para consultar bancos de dados relacionais, a SQL disponibiliza diversos comandos para interagir com os dados, alterando, gerenciando, criando entre outras Interações. A SQL organiza os dados em forma de tabelas relacionadas.

Já os bancos de dados NoSQL se organizam em grupos de colunas ou documentos, tendo seus dados acessados e editados através de palavras-chave contendo os dados salvos.

Apesar do NoSQL ser mais recente e ter muitas vantagens, os bancos de dados SQL ainda são necessários a depender do projeto, tendo isso em mente para usar um banco de dados se deve entender qual situação demanda qual estrutura de dados. Normalmente as situações mais comuns para o uso de banco de dados SQL acontece quando é necessário uma série de transações constantes e definidas, como sistemas de transações bancárias, um exemplo de banco de dados SQL é o google cloud e também o Microsoft Azure SQL Database, já os bancos de dados NoSQL são utilizados para armazenar dados em grande quantidade e não estruturados, como arquivos de vídeo, imagens, textos e documentos em geral, um exemplo de banco de dados SQL é o banco de dados MongoDB.

Banco de dados é uma disciplina complexa e demanda muito estudo e entendimento na área para um domínio da tecnologia, desta maneira espero que o artigo em questão seja útil para sanar duvidas simples a cerca dos bancos de dados, entretanto, deixo claro que o melhor método para aprender a usar tecnologias é se empenhando em cursos, conteúdos de programação e claro, praticando efetivamente.

Com o fim desse artigo espero ter proporcionado mais um passo para quem esteja caminhando na área de desenvolvimento. seja front-end ou back-end estejam certos de encontrar mais informações em nossos outros artigos.

Cursos de programação

Cursos de programação Fullstack

Adiquira o mais completo treinamento da Danki Code para quem deseja se tornar um Profissional Full-Stack.

Comprar agora

Curso de programação Frontend

Descubra como criar websites profissionais do zero com nosso curso especializado em Desenvolvimento de Websites!

Comprar agora

artigo postado em 07/03/2024

por: Bruno F. Apolônio - desenvolvedor full stack.

última atualização em 14/05/2024