Os segmentos da area do Desenvolvimento de aplicações.

Com o passar do tempo e a chegada de atualizações na maneira como se constrói as páginas da web, o desenvolvimento de sites se tornou cada vez mais complexo, alimentando a necessidade de segmentar a área, dando origem, à várias profissões ligadas ao desenvolvimento web. Entre essas profissões está, o desenvolvedor front-end, o desenvolvedor back-end, o web designer e o desenvolvedor Full Stack.

Nesse artigo você entenderá melhor as funções de cada uma dessas profissões, suas diferenças e o mais importante, as habilidades que cada profissional necessita para exercer suas funções. Porém haverá um foco maior nas áreas do desenvolvimento, caso você queira conhecer mais de web design acesse nosso artigo Web Design, o elemento central da construção de paginas.

Áreas do desenvolvimento:

Front-end: A função final de um desenvolvedor front-end é, de forma simplificada, trazer o design de um site para a visualização na web atravéz do uso de linguagens de programação, ou seja o programador front-end é o responsável por desenvolver a parte visual das aplicações, que será acessada e visualizada pelo usuário.

As tecnologias usadas para construir os layouts e aparência dos sites mais conhecidas são: JavaScript, HTML e CSS. Sendo que HTML e CSS compõem o básico para criar uma página com aparência, já o JavaScript, Python ou qualquer outra linguagem de programação usada no front-end, é responsável por fazer os sistemas lógicos e algoritmos do site funcionar, como ser redirecionado para um link ou alguma interação com a forma que o conteúdo se organiza, como passar um slide. Outras tecnologias usadas no desenvolvimento da parte visual das aplicações web são: As Bibliotecas, que de forma simples são séries de recursos ou conjuntos de funções programadas por terceiros e os Frameworks, que não são nada além de um molde feito com códigos de terceiros, para controlar o desenvolvimento de um tipo definido de apliacação com funcionalidades comuns e padronizadas.

Back-end: Todo o desenvolvimento do programa de uma aplicação, que não se manifesta visualmente numa página é responsabilidade do desenvolvedor back-end, como por exemplo integração com API's, armazenamento de dados, segurança, proteção, integração com servidores e etc.

Entre as tecnologias ligadas ao back-end estão, as linguagens mais usadas de programação como: Python, Java, C#, JavaScript, entre outras, fora o uso de Frameworks e Bibliotecas. Para ter um bom desenvolvimento que permita o funcionamento do sistema operacional da aplicação, o profissional deve seguir as convenções, além de entender sobre o uso e integração de bancos de dados para armazenar conteúdos e dados, API's de terceiros para facilitar o desenvolvimento e integrar soluções prontas ao seu código, por último é necessário ter conhecimento sobre API's de requisições Rest que são usadas com a finalidade de desenvolver as funções especificas pertencentes à sites complexos, por exemplo uma API Rest para registro e login de usuários.

Fullstack: Apesar da complexidade e extensão do desenvolvimento web atualmente, ainda existem profissionais que dominam ambas áreas, front-end e back-end. Os desenvolvedores fullstack compreendem o código completo de uma aplicação, podendo exercer uma função completa dentro de um projeto e auxiliar na comunicação entre programadores front-end e back-end, por ter um grande saber técnico. Normalmente os profissionais fullstack tem mais facilidade em vagas de pequenas empresas e tanta facilidade quanto outros profissionais para entrar em grandes empresas.

Chegando ao fim desse artigo, espero ter exposto de forma satisfatória as diferenças entre as posições de cada profissional no desenvolvimento web, desse modo para aqueles que quiserem entender mais sobre as tecnologias e áreas da construção de aplicações web, acesse os outros artigos do C+S, boa sorte na caminhada do desenvolvimento.

Cursos de programação

Cursos de programação Fullstack

Adiquira o mais completo treinamento da Danki Code para quem deseja se tornar um Profissional Full-Stack.

Comprar agora

Curso de programação Frontend

Descubra como criar websites profissionais do zero com nosso curso especializado em Desenvolvimento de Websites!

Comprar agora

artigo postado em 07/03/2024

por: Bruno F. Apolônio - desenvolvedor full stack.

última atualização em 16/05/2024