Acesse os outros artigos de C + S:
Muitas pessoas pensam que o HTML é uma linguagem de programação, mas na verdade HTML é uma linguagem de marcação, usada para instruir o navegador a organizar e definir elementos de uma página, uma página pode ser organizada pelo html através dos seus elementos que definem como e em que formato o conteúdo aparecerá no site.
HTML tem uma grande importância no desenvolvimento web já que, além de ser massivamente usado pelos desenvolvedores, é adaptado para a maioria dos navegadores, outra caracteristica que torna a linguagem popular entre os profissionais é que não hávera outro html, ou seja o HTML5 não será substituido por outra versão, apenas receberá atualizações, por esses motivos o uso de HTML é uma norma predominante no seguimento. As diferenças mais notáveis entre o HTML5 e suas outras versões é a sintaxe e a possibilidade de lidar com propriedades de sites modernos, o HTML5 não só tem mais propriedades como é mais moderno, intuitivo e menos complexo que suas versões anteriores.
O HTML tem vários elementos, cada um com um nome que geralmente define sua função. Para declarar um elemento é usada uma tag de abrtura(<>) e uma de fechamento(</>) contendo o nome do elemento desejado, por exemplo: <p> a tag parágrafo expressa um texto. </p>, há 142 tags disponíveis para criar elementos HTML, porém nem todas são suportadas pelos navegadores no atual momento. Os elementos HTML podem ser diferenciados como sendo inline(em linha) ou block(um espaço retangular), os elementos inline custumam ocupar somente o espaço de seus conteudos, normalmente textos ou marcações de textos. Já os elementos block sempre tem uma largura igual ao maximo de espaço disponivel, sendo assim é comum que não haja dois elementos block na mesma linha(a menos que seja usado estilos em CSS), os elementos block são em regra caixas de conteudo, como o elemento article ou div.
Para usar HTML em seu estúdio de programação, deve-se primeiro criar um arquivo .html e depois criar a estrutura do HTML, sendo composta por uma serie de tags, no Visual Studio Code essa estrutura pode ser criada pelo atalho "!" e "enter".
Para adicionar os estilos e mudanças do CSS, é necessário criar um arquivo .css para ativar a linguagem em seu estúdio, após isso para linkar o arquivo css em seu documento HTML deve-se adicionar no head do documento um link com o tipo na propriedade (rel="") e o endereço na propriedade (href="").
Para por em HTML o código disponível na página de componentes, é necessário copiar sempre a estrutura dos componentes dentro da tag body, com excessão ao usar icones, somente a terceira variação do componente "navigação" faz uso de ícones, sendo assim, nesse caso tambem é necessário colocar o endereço do Google Icons com uma tag link no head do documento. Demonstrações à seguir:
Por fim, o ponto central do artigo em questão e o motivo pelo qual o HTML tem de ser explicado no C+S é de que, para além de componentes de interface e estilos para os mesmos o site visa facilitar o aprendizado de pessoas interessadas em desenvolvimento web, criando assim um ambiente onde você possa ter inspirações, exemplos e praticar. Espero ter ajudado com esse artigo e também, que o C+S seja de utilidade em sua caminhada, boa sorte a todos!
Adiquira o mais completo treinamento da Danki Code para quem deseja se tornar um Profissional Full-Stack.
Comprar agoraDescubra como criar websites profissionais do zero com nosso curso especializado em Desenvolvimento de Websites!
Comprar agoraartigo postado em 07/03/2024
por: Bruno F. Apolônio - desenvolvedor full stack.
última atualização em 16/05/2024