Acesse os outros artigos de C + S:
Algo que qualquer programador deve saber, é que, o desenvolvimento de aplicações é acompanhado do surgimento de novas ferramentas e de atualizações frequentes, para ser um profissional competente na área além de conhecer as tecnologias é necessário se manter atualizado. Na criação de sites e aplicativos existem várias tecnologias, duas das mais comuns são as Bibliotecas e os Frameworks, nesse artigo você verá a diferença entre elas além de entender para que servem.
Frameworks são trechos de códigos com a finalidade de fornecer uma estrutura comum e geral, por exemplo, na criação de sistemas semelhantes, as bases dos programas seriam compostas por códigos que se repetem, logo, um framework fornece essa base de código, para facilitar o desenvolvimento de uma aplicação.
Os Frameworks fornecem aos usuários uma estrutura praticamente pronta, para criar sistemas tanto na área front-end quanto na área back-end. Um framework muito conhecido e usado no meio é o ANGULAR, que em suma traz consigo soluções prontas para criação de páginas únicas e dinâmicas, nas linguagems JavaScript e Typescript.
Já as Bibliotecas tem como objetivo, proporcionar funções criadas por seus desenvolvedores, que servem para solucionar problemas demandados no desenvolvimento de uma aplicação, por exemplo, em um site que disponibiliza gráficos e dados no geral, o desenvolvedor poderia utilizar uma biblioteca com funções e métodos relacionados à criação desses gráficos.
Para o uso exemplificado, existe a biblioteca Matplotlib, que resumidamente oferece funções que facilitam a criação de gráficos e visualização de dados.
Para diferenciar uma Biblioteca de um Framework, simplesmente devemos observar se construimos a aplicação completando nosso código com funções de terceiros ou completando uma estrutura inicial com nosso código, sendo que, usamos as funções das Bibliotecas para completar o nosso código quando precisamos de soluções específicas, enquanto usamos nosso código para completar os Frameworks, que trazem consigo toda uma estrutura que usamos como base.
Outra exemplificação que torna fácil a visualização da diferença entre bibliotecas e frameworks, é o controle do código, quando usamos uma biblioteca controlamos suas funções através do nosso código, já quando usamos um framework é ele quem controla nosso código, na maneira como organizamos e na maneira como construimos a aplicação em termos gerais.
Como o costume do desenvolvimento diz, ser um programador exige do profissional que conheça muitas tecnologias e mantenha-se atualizado, espero que com esse artigo você esteja mais esclarecido em relação às diferenças entre Bibliotecas e Frameworks. Para acessar mais artigos e aumentar seu conhecimento sobre desenvolvimento de aplicativos e sites, acesse a seção de artigos na página inicial do site ou outros artigos a seguir.
Adiquira o mais completo treinamento da Danki Code para quem deseja se tornar um Profissional Full-Stack.
Comprar agoraDescubra como criar websites profissionais do zero com nosso curso especializado em Desenvolvimento de Websites!
Comprar agoraartigo postado em 07/03/2024
por: Bruno F. Apolônio - desenvolvedor full stack.
última atualização em 15/05/2024